Para a tarefa número 2 irei analisar duas marcas de cerveja que tem comunicação e posicionamento diferentes, porém acabam por atingir o mesmo público-alvo.
A SKOL é uma cerveja que busca passar a imagem de ser leve e jovem, por isso o slogan “desce redondo”.
Sua comunicação recente tem como objetivo atingir os jovens por meio de histórias bem humoradas, utilizando inclusive mulheres sensuais para chamar a atenção. Outra maneira que a Skol busca atingir os jovens são os patrocínios de festas e shows, como o evento Skol Beats que todo ano atrai jovens do Brasil inteiro. O perfil deste público são estudantes, ou jovens que estão ainda começando sua vida profissional.
A BOHEMIA existe desde 1853 e é se baseando nisso que se posiciona no mercado como a cerveja de maior tradição, além de ser mais encorpada. A própria embalagem remete a uma imagem de marca mais consolidada.
Recentemente houve mais uma edição do BOTECO BOHEMIA, onde uma eleição entre os principais bares de São Paulo acontece para definir o melhor ritual de servir Bohemia, e os melhores petiscos.
Dentre os vencedores estão bares tradicionais também da cidade, e que atendem a um público um pouco mais refinado, ou seja, que gostam de sentar em um bar tranqüilo e aproveitar bebendo uma cerveja de qualidade, uma vez que este target já está estabilizado, com trabalho e metas na vida.
Entretanto como disse acima, muitos jovens com o perfil da Skol, consomem Bohemia talvez na busca do prazer e do gosto da cerveja.
Abaixo estão ilustrados um anúncio do ano passado do BOTECO BOHEMIA, e outro da Skol que retratam seus posicionamentos.